8 de junho de 2011

ROGÉRIO SKYLAB

Ele está morrendo. Um dos artistas mais inteligentes, metódico, heróico, lendário. O poeta mais maldito do cancioneiro nacional está pendurando as chuteiras (como ele mesmo diz ter  aprendido com Péle). Nosso Thom Yorke carioca, um Adoniran Barbosa Dark, Bocage suburbano. Para mim ele está no mesmo filo de músicos genuinamente brasileiros (Wander Wildner, Jupíter Maçã, Bezerra da Silva, Emicida...) representantes da picardia e malandragem tupiniquim. É o gótico moleque. Skylab metralhou o bom gosto, o lugar comum e o conforto do ouvinte. Um maluco nem um pouco beleza mas necessário. Irônico ou polêmico? Lúdico ou profano? Tudo depende de quem ouve. Ouça...

Muito antes da Flor de lótus do Yorke, Skylab já rebolava loucamente,Eu Tô Sempre Dopado


E tem gente que morria de medo do Marlyn Manson, HA! Trema com Parafuso na Cabeça


No ao vivo, apagando o cigarro no olho da sociedade com Tem cigarro aí?

4 comentários:

  1. Skylab é demais. Um poeta.
    Ah,eu adoro. rs

    ResponderExcluir
  2. Bocage e ele, sempre achei.

    ResponderExcluir
  3. Quando ouço Rogério Skylab não consigo comparar com qualquer outra coisa que já tenha visto. Ele tornou-se um expressão funesta, portador de uma estética contundente. Qualquer palavra que valha um tostão, não vale para se comparar e descrever Rogério Skylab.

    ResponderExcluir
  4. Claro Peri, o Skylab é muito original (principalmente no cenário musical brazuca), mas nada se cria a partir do nada, o artista imprescindível recebe uma tradição artística e imprime sua marca, e é isso que faz Skylab um artista genuíno para mim . O próprio Rogério Skylab explicita em entrevistas suas influências e como ele gosta de copiar e subverter obras de bastiões da MPB. Tem um cigarro aí?

    ResponderExcluir