27 de janeiro de 2012

Cowboy Bebop

Eu gostaria que as linhas seguintes tivessem a efetividade e autoridade de uma tese de doutorado para provar a todos que Cowboy Bebop é a melhor série animada de todos os tempos, mas isso seria uma bobagem. Os atributos positivos da série falam por si só: a trilha sonora classuda; a abertura mais empolgante de todos os tempos; momentos verdadeiramente hilariantes; as abundantes e bem escolhidas referências que vão de Tom Jobim a Queen, do Western ao Noir, de Bruce Lee a John Wayne, de maconha a Máfia, de Django a Foxy Brown; o trabalho embasbacante e cuidadoso com detalhes dos animadores; o personagem mais cool do anime: Spike Spigel; todas as incríveis homenagens à década de 70. Soma-se a tudo isso um longa metragem que beira o impecável, e quem diria que Bob Dylan daria um ótimo vilão de animação.
A criação de Keiko Nobumoto, dirigida por Shinichiro Watanabe, é capaz de agradar plenamente fãs de cyberpunk, aficionados por comédias, fãs de western, máfia e viagens espaciais. Os personagens transitam por todos esses cenários e não ficam presos a nenhum pois a força da série está em suas sinas e em como reagem as circunstâncias.
A estrutura narrativa da série, com capítulos curtos de estórias fechadas, permite que se veja qualquer capítulo sem que se prejudique o entendimento, mas assisti-los na sequência correta torna a experiência muito mais completa e complexa. 
A série pode até carregar Bebop no título só que o espírito da odisséia de Spike, Jet, Faye, Ed e Ein poderia ser contada num blues, daqueles bem melancólicos. 

Capítulos como Pierre Le Fou renovam a fé em uma inteligente e, com o perdão da palavra, pós-moderna saga de ação noir. 
Não é só a série, o longa metragem é um primor, melhor que 90% dos filmes de ação já feitos.
Cowboy Bebop é uma obra que reflete a esperteza de seu criador e executor, Keiko Nobumoto e Shinichiro Watanabe, respectivamente, amalgamou elementos caros as suas preferências estéticas e saudosistas dando uma roupagem que agradace a qualquer um, mesmo quem é incapaz de identificar as referências e inspirações. Pois, afinal, quem não ama uma boa aventura cheia de ação empolgante e personagens transbordantes em carisma?  Cowboy Bebop renova a fé na boa e velha história de ação e aventura. Assista já!!!

Cá está a abertura mais incrível de todas...


O final da saga. Assista por sua conta e risco 


See You Space Cowboy!

Um comentário: