10 de janeiro de 2011

Os Trapalhões e o Cinema


Se música é algo que te agrada, enquanto lês, dê uma escutada

Eu, petrificado, ao lado do herói da minha infância


Esse post é muito pessoal, irei falar dos grandes heróis da minha infância. Infelizmente, para quem nasceu no fim da década de 80 para frente é bem provável que não tenha essa imagem forte e de grande relevância desse grupo que foi um dos, senão o maior, fenômenos do humor brasileiro. A imagem que temos atualmente nas tardes de Domingo nem se comparam com o que um dia foi Os Trapalhões.
Pense bem, em tempos de bundamolice como os atuais, quando que um grupo de humor formado por um Kid Mumu bêbado egresso das favelas, um mineirinho por assim dizer bem delicadinho, um galãzinho perifa cheio de trejeitos duvidosos e um nordestino pobretão trambiqueiro e porradeiro iriam fazer um programa voltado para toda família em horário nobre na maior emissora de TV aberta do país???
Sentiu o drama? Sem contar que as esquetes, não raro, se davam de maneira completamente anárquica e bemmmm politicamente incorreta. Boa parte das piadas que gente só acaba pescando quando ganhamos experiência e a malandragem que essa trupe tinha de sobra. Da paródia ao pastelão, da denúncia social a chanchada psicodélica eles fizeram de tudo e com uma impressionante qualidade refletida em sua monstruosa popularidade. Quando a música de abertura do programa tocava o país parava para assistir, e isso não é uma figura de linguagem. O mesmo podemos dizer de suas empreitadas na sétima arte que levaram um numero de espectadores quase igual ao de habitantes do país. Claro que o critério de seleção das fitas são aquelas em que atuam os quatro integrantes do grupo. Dá um gostinho de refri na garrafa de vidro, lembra tempos em que a criançada não era tão boca suja. 
Então Psit, senta na poltrona aperta o play e se prepara para uma tarde de domingo maravilhosa...

Os Trapalhões na Guerra dos Planetas - Não tem muito o que falar desse filme. Ele merece estar na seleção por ser tão inusitado. Falando como um fã inveterado dos Trapa tinha pouca coisa mais empolgante do que ver o Didi gritando "Porradaaa" e o pau comia. Nesse filme aqui eles exageraram pois o filme todo é só "Porradaaaa". Claro que vai no embalo de Star Wars, mas não espere ver o sabres de luz. Nonsense do começo ao fim. Trash com todas as belezas do trash. Quer assistir? Clica logo.

Os Trapalhões e o Mágico de Oróz - Olha quem não pensa como eu que me perdoe, mas esse é um dos melhores filmes sobre o tema seca e fome no nordeste brasileiro. Essa "desvirtuação" de um clássico do cinema é muito gostoso de assistir até hoje e é um das melhores atuações do quarteto. Rola homenagem até para 2001, Uma Odisséia no Espaço. Trapalhões também é cinefilia. Atenção na Xuxa de vestidinho branco molhado mostrando mais do que deveria (em um filme infantil). Se quiser assistir clica aqui.

Uma Escola Atrapalhada - Uma tentativa simpática de tornar os trapalhões em humor para adolescente. Afinal, havia pouco anos John Hughes tinha inventado e colocado esse bicho estranho, o adolescente, no centro da tela no cinema. O último filme do Zaca. E o Supla, hahaha, vamos ser sinceros ele é a grande piada  (mesmo que involuntária) do filme, muita classe. E a Angélica sem mostrar a pinta super virginal e chatinha como sempre. Atente para a presença do atual onipresente do cinema nacional Selton Mello fazendo o vilão. Clica logo para assistir.

O Casamento dos Trapalhões - Um dos meus filmes preferidos dos Trapalhões. Provavelmente é o filme com o melhor conjunto de piadas da trupe, sem contar o enredo safadinho. Um filme cheio de neon e Dominó. Que dava para fugir da pornochanchada dava sim...Clica para assistir meu filho...

A Princesa Xuxa e Os Trapalhões - Pensando que a produção cinematográfica nacional de ficção científica é abaixo de zero esse filme se sai muito bem. Para época e dados os recursos do cinema brazuca a produção artística da película é bem decente. Para uma criança é uma aventura bem empolgante (ou pelo menos era). esse filme não deixa de ser fruto das zilhares de produções de fantasia e ficção científica que brotaram no meio final da década de 80, que por sua vez foram frutos do tsunami Star Wars. Já clicou?

Os Trapalhões na Terra dos Monstros - Nossa, esse filme fez a minha infância. Acho que eu aluguei por todos os fins de semana por uns seis meses. Assisti até a fita furar. Com uma grande inspiração no Goonies e uma pitada de A História Sem Fim, mas com elementos originalíssimos de nossa cultura. Os Trapalhões vão distribuir porrada numa raça de seres abissais, salvar o dia e dar um tempo para a Angélica tocar no Programa do Gugu. Ah, os anos 80! Envelheceu sim, mas é um velhinho muito simpático. Se quiser assistir clica aqui.

Tarantino não conheceu os Trapalhões na infância, por isso virou um cineasta psicopata...

-Você não lembra Vó dos Trapalhões? Do Didi, Mussum, Zacarias, Dedé???
-Lembro, claro. Quem fazia era o Chico Anysio, ne!? 
-Não Vó. Era aquele com o negão da Mangueira que só ficava bebendo cachaça, mé...
-Ah, passava no Viva o Gordo, né!?
-...É, é esse mesmo Vó...

7 comentários:

  1. "Para época e dados os recursos do cinema brazuca
    a produção artística da película é bem descente. "

    deSCente???? vc quis se referir a deSCida, algo que está indo de mal a pior, ou algo a ver com deCência, adequação?

    ResponderExcluir
  2. BELO POST AMIGO! no meu canal do youtube tem muitos videos do mussum adorava trapalhoes, mais uma vez, BELO POST!

    ResponderExcluir
  3. Belo post,
    Eu como sou da década de 70 baixa comento sempre com meu filho sobre esse sucesso que eles faziam.
    O especial sobre o Didi há pouco passado pela globo foi bem legal para quem os conheceu

    ResponderExcluir
  4. Faltou os trapalhões na serra pelada.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi todos esses, e me identifiquei com o que você escreveu, mas pra mim falta mais 3: "Os Trapalhões e o Rei do Futebol", "A Filha dos Trapalhões" e "Os Trapalhões no Auto da Compadecida". Belo artigo... Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, nessa época as brincadeiras de domingo, acabavam as 19:00 porque tinha trapalhoes e todo mundo ia pra casa assistir. E sim os filmes tinha muita qualidade para a época, lembrando que os trapalhoes foram os artistas que mais levaram gente ao cinema no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Também merecem crédito: A Filha dos Trapalhões, Os Saltimbancos Trapalhões e como colocaram anteriormente, Os Trapalhões e o Rei do Futebol.
    E naquela época reinava a inocência, as crianças não tinham tantas informações como as de hoje em dia, então, era um mundo mais inocente.

    ResponderExcluir