10 de dezembro de 2010

Como começou?


Se música é algo que te agrada, enquanto lês, dá uma escutada.


Toda arte tem seus baluartes. Gente que muda os rumos de seu fazer artístico ou simplesmente alia as técnicas já disseminada na arte e rearranjam de forma tão harmônica que acabam por criar clássicos. Alguns deles tem muito sucesso em vida, são reverenciados e expostos como sendo grande coisa, outros deles tem de passar pelo filtro da morte para se imortalizarem como artistas imprescindíveis. De qualquer maneira o caminho desses gigantes começa no primeiro passo. Nessa seleção de seis grandes diretores iremos analisar seus primeiros longa metragem e o que já se configurava como um possível estilo manifestado. E nada de ficar falando de biografias ou fofoquinhas, o que interessa aqui é a primeira ousadia.  Os escolhidos são nessa ordem: Pedro Almodovar; Christopher Nolan; Darren Aronofsky; David Fincher; os Irmãos Coen e e e Quentin Tarantino...
Mais do que pensar nos altos e baixos da carreira o que nos interessa é tentar decodificar um DNA para suas obras (se é que isso exista) e assim ficar mais perto de suas preferências estéticas e metodos de trabalho. Os caras são bons, muito bem estabelecidos no mercado e na crítica e é bem possível que você já tenha visto algum filme deles. Vamos ver onde a história começou....    

Pedro Almodovar, como começou?

Pepi, Luci e Bom e outras garotas de montão - Um coração amante de todos. Almodovar foi perdendo em transgressão e foi ganhando em classe e glamour com o passar de seus filmes. Aqui, na Madrid do começo dos 80, ele escancara, com muita farra e despudor todas as possibilidades de sexualidades de sua terra. Sempre colorido (aqui com uma cenografia mais pobre por motivos óbvios) e surtado os corações de suas mulheres seguem todos os caminhos que descortinam. Seu cinema é um barraco de casal no meio da rua, é baixo Augusta, é absurdamente engraçado, é um tapa na cara (no sentido novela da expressão), sangra como em letras do flamenco. Os jovens espanhóis tomaram as ruas com liberdade total depois de anos de chumbo.

No que deu: A Flor do meu Segredo - De Salto Alto - Tudo sobre minha Mãe - Fale com Ela.


Christopher Nolan, como começou?

Following - Estréia em p&b e já deixa os rastros temáticos de toda sua obra: o engenho e a obceção. Até Cobb e Batman estão nesse filme. Quase todos seus personagens tem planos que se elaboram sob ou sobre os planos de seus antagonistas. Sempre um personagem está um passo a frente de outro e de outro. Nessa estória nas entranhas da cidade um escritor entediado que segue a vida aleatoriamente vai aprender que estar preparado é tudo no mundo de Nolan. A admiração que esse diretor tem por Stanley Kubrick se demonstra em sua estréia homenageando os filmes menores e de estréia de Kubrick.

No que deu: Amnésia - Grande Truque - Batman, o Cavaleiro das Trevas - A Origem.


Darren Aronofsky, como começou?

PI - Uma estréia com muita pretensão. A espiral da loucura filmada em p&b bem granulado. A  Cabala, a matemática explicando todos os padrões da vida, máfia judaica ortodoxa e o sentido do π. A influência que Kafka exerce sobre esse conto novaiorquino é óbvia. Já aqui Aronofsky expõe a característica da descida profunda em espiral (ou em elevação como no caso de A Fonte da Vida) que submete todos seus personagens. Sua câmera parece querer sempre entrar pelas narinas até chegar ao fundo dos pensamentos de quem estampa a tela. Pitágoras, músicas eletrônica, o mercado de ações, Lexotan, epilepsia e um matemático ranzinza. Pena, o ator principal não segura a peteca e da suas vaciladas. A influência de Taxi Driver é latente. 

No que deu: Réquiem para um sonho - A Fonte da Vida - O Lutador - Cisne Negro.


David Fincher, como começou? 

Alien 3 - Falou-se muito mal, mas o filme merece uma segunda visão. A sensacional franquia Alien (que nos dois primeiros capítulos estiveram sobre a batuta de dois diretores monstruosos: Ridley Scott e James Cameron) tem uma identidade visual muito marcada totalmente industrial e sem qualquer elemento de natureza. David Fincher respeita essas características e aplica um apuro cenográfico sem igual e já explicita sua direção clássica de horizontalidade bem aberta, closes fechando em momentos necessários (a cena do alien quase beijando a Ripley é a mais lembrada por todos mundo quando falamos de Alien), e a apurada utilização de computação gráfica. O final é extremamente climático e teria sido um final glorioso para tenente Ripley...não fosse o Alien 4.

No que deu: Seven, os sete pecados capitais - Clube da Luta - Zodíaco - A Rede Social


Os Irmãos Coen, como começaram? 

Sede de Sangue - Em sua primeira incursão em longa metragem os Irmãos Coen não usaram de suas melhores características: a ironia, o humor negro e involuntário; e resolveram ser mais sérios. Nesse Noir intenso e cheio de palavras não ditas eles usam de outra de suas características: os planos que pareciam muito bons e que se quebram em vários pedaços até acabar da pior maneira. Aqui também não abrem mão de personagens desprovidos de beleza e tipicamente interioranos e da violência seca sem retoques. Os Irmãos Coen, mesmo tendo sempre carinho por seus personagens, orientam seus roteiros sob o signo do caos. O que nos aproxima de seu universo afinal, vivemos todos sob o signo do caos.

No que deu: todos todos os que eles fizeram são essenciais (tirando Arizona Nunca Mais).


Quentin Tarantino, como começou?

Cães de Aluguel - A grand premiere de nosso patrono. A saturação sensorial subindo no pódio como grande arte. Tarantino fragmentou diversos aspectos da cultura pop e os recombinou para o mais cool exercício de diversão e do estilo. Sua pós-modernidade bombada deixando pelo chão convicções ideológicas nos faz apelar ao instinto e não ao raciocínio por mais fragmentados e que sejam seus roteiros. Nesse filme de "gênero" "roubo" iremos nos deparar com uma estória cada vez mais claustrofóbica; com a Madonna e suas preferências sexuais; com bandidões sagazes e azarados de L.A.; com Michael Madsen psico total; uma trilha sonora brilhante e a certeza de que foi um filme fudido (ops...). 

No que deu: Pulp Fiction - Kill Bill vol. 1 e 2 - A Prova de Morte - Bastardos Inglórios.


Quentin Tarantino se orgulha muito de tudo o que fez...

-Preciso por minhas pernas pra cima. Tá tuda inchada...
-Ficou muito tempo de pé Vó?
-É, demora pra lavar as calças do seu Vô...
-Tá certo Vó, vai descansar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário