19 de novembro de 2012

Assassinos bem pagos

Rifles by Black Rebel Motorcycle Club on Grooveshark
Os homens que vivem pelas armas, homens que fazem do matar seu ganha pão. Esses caras que encaram o gatilho como instrumento de trabalho e enxergam nos olhos das vítimas cifrões. Aos melhores do ramo a vida é curta, aos menos talentosos a morte ou a cadeia são destinos mais imediatos. Esses homens não podem exitar ou se pegar questionando sua posição no mundo pois estão na mira de alguém mais rápido e bem pago.
Os assassinos profissionais tem muito poder nas mãos. Porém as armas que carregam miram conforme as intenções dos que pagam pelo serviço.
São filmes claramente masculinizados e, quando bem compostos, carregam o peso e tragédia da sina dos que escolhem o assassinato como meio de vida.
Lembrando que já comentei aqui e aqui sobre os melhores filmes já feitos sobre o assunto (estou falando de Matador em Conflito).

Um Homem Misterioso - Qual o preço a se pagar por ser um homem letal? Vigilância interminável, músculos indefinidamente tensos e sonos intranquilos. Jack mata por encomenda e espera e espera. E ele teme, teme e teme por saber que há uma bala com seu nome. É só baixar a guarda e boom...se foi. Jack tem método e paciência mas nem a bucólica cidadezinha italiana é capaz de baixar sua guarda. Só pela citação a Era Uma Vez no Oeste já respeitei. Anton Corbijn foi muito feliz ao tentar me tencionar, suas tomadas de Jack andando pelas ruelas do vilarejo te deixam em alerta continuo. Honestamente, prefiro Corbijn em seu costumeiro e eficiente p&b. Fica com o trailer.

Na Mira do Chefe - Há quem o coloque entre os melhores filmes da última década, não sei se é para tanto, mas é um filmão. Ray e Ken tem muito sangue nas mãos e depois de um trabalho atrapalhado eles tem de se refugiar na charmosa e medieval Bruges. A aparente tranquilidade da cidadezinha será despedaçada pelos diálogos cortantes e angustiados dos protagonistas e, posteriormente, pelas balas que irão riscar o ar quando o passado vier cobrar seu preço. Da uma espiada no trailer.

Nikita, Criada Para Matar - Me impressionam as "acusações" a estética publicitária utilizada por Luc Besson em seus primeiros trabalhos. Para mim é um grande mérito e o que me atrai estilisticamente. Compro a estética totalmente e valido como competente. O personagem Uncle Bob, interpretado por Tchéky Karyo, vai transformar a fórceps uma garota drogada e descontrolada em uma lady capaz de quebrar pescoços. Sem dúvida um cult. Fica com o trailer desse filme imperdível.

O Matador - Pierce Brosnan conseguiu a verdadeira proeza de te fazer esquecer que um dia ele foi a o agente secreto mais classudo da Rainha interpretando um tipo careteiro, brega, chucro, bêbado  de bigodinho e mortal.  Esse é o tal de Julian Noble que lá pelas tantas vai ficar amigo de um vendedor pacífico e se meter nas maiores confusões. Disso ai surge um roteiro que fala sobre amizade entre opostos (ou não tão opostos assim) e como certas linhas não deveriam ser ultrapassadas para manter-se a amizade. Tudo isso com muito cinismo e gracinhas. E por falar em gracinhas a cena do tubarão na piscina é hilária. Dá uma olhadinha no trailer.

Assassino a preço Fixo - Impressionante, e sintomático, o quanto esse filme nos entrega um final muito mais seco, melancólico e desesperançoso que sua regravação. Charles Bronson continua uma rocha, mesmo com o cabelinho rebelde na testa. Podemos pensar nessa estória como alusão a nova geração (desleixada, drogada e imediatista) tentando engolir a velha (monolítica, metódica e pouco imaginativa). Uma versão anos 70 do analógico versus o digital. Tá afim de assistir essa pérola setentista? Clica aqui então.

The Killer, O Matador - É aquele exagero de pombas brancas voando? É. Tem aquelas cenas de tiroteio com munição infinita? Tem. Tem aquela trama de triângulo amoroso mais bobinha do mundo? Sim. Tem o vilão caricato, sua turba infinita de capangas e o herói honrado e protetor? Tem também. Então por que raios se assistiria esse filme? Pois de 10 em 10 minutos John Woo nos presenteia com uma cena de ação simplesmente genial; um ângulo, uma tomada sinuosa de tirar o fôlego. Por isso vale a assistida. Clica aqui para ver o filme.

Tarantino assistia esse tipo de filme todos os dias comendo seu cereal matinal antes de ir para escolinha...

Que me lembre a unica vez em que minha Vó foi tomada por uma inclinação assassina foi quando ela viu que meu Vô tirou seu bigode cultivado há 75 anos...Tenso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário