2 de março de 2012

Visões de um Futuro Imperfeito Parte IV

Mozart : Piano concerto No. 26 by Mozart on Grooveshark
Continuo batendo nas teclas de minhas obsessões: vamos ao fim de mundos!
Já ouvi de algum crítico que o fim de mundo é um tema de filmes de classe z. Que besteira, tal temática já foi explorada por ganhadores do prêmio Nobel à músicos geniais. 
O Fim é o único tema que deveria nos interessar.
Nas mãos de bons cineastas esse tema é no mínimo urgente. A fragilidade das bases que sustentam tudo que temos ou acreditamos. O desespero em ver o sólido desmanchando no ar é irresistível. 
Esse ano teremos de ter paciência para aguentar a enxurrada de previsões apocalípticas, e logo mais, daqui alguns anos, teremos alguma outra profecia a nos irritar.
Estás preparado para os apocalipses? Talvez a terra continue a girar e se seu mundo particular ruir? Vai importar se a Terra é azul? Para o resto do universo suas dores também não importam.

Sentidos do Amor - Suponho que se toda dor que enterramos em nós emergisse de uma só vez seria realmente o fim. Os tons impressos a Glasgow, na direção de David Mackenzie, são esmaecidos acompanhando os sentidos dos personagens que são evanescentes. Ah Eva Green e seus olhos quadrados! A cena no cemitério é visualmente soberba. E como continuar se amando com todo o mundo em volta se desmanchando? E amar não é isso mesmo? Pode o mundo acabar , enquanto os amantes puderem sentir nada importará. Sim, admito a influência de Meireles e seu ensaio e os indefectíveis filmes indies sobre relacionamentos amorosos e suas impossibilidades. Vai lá e experimente. Fique com o trailer...aqui.

Apocalypto - Eu sou um desses caras que admira a direção do Mel Gibson, particularmente esse filme. A simples pesquisa linguística já me faz admirar o trabalho. Questionável ou não, em seu trabalho de diretor Gibson não nos deixa esquecer o quão brutal foi nosso passado. O que há de intrínseco ao homem para perpetrar brutalidades infinitas que te leva do éden ao apocalipse inexoravelmente? A superposições de dificuldades enfrentadas por Jaguar Paw é realmente cansativo, porém é um thriller de perseguição empolgante. A cena final, com toda a certeza introduz o apocalipse com competência. Que assistir? Clica aqui.

Contágio - Mera questão de tempo. A interconectividade que tanto beneficia nos trouxe é também a chave para a reação em cadeia que irá nos destruir. Isolar-se é salvar-se. Salvar-se de provocadores irresponsáveis, da fúria da turba e dos mal tratos de governos. Algo na montagem de Soderbergh tira o impacto da estória e principalmente da sequência final. E grande coisa ele "matar" personagens de atores oscarizados, eles estão ai para isso...E sejamos sinceros Gwyneth Paltrow deveria ser morta em cena com mais frequência e com mais veemência. Fique com o trailer.

Melancolia - Lembra O Sacrifício de Tarkovskiy não!? Um pouquinho vai... Eu sou desses que acha digno que o fim para esse mundo venha advindo do cosmos. Seria o mais natural e divino e belo para dar cabo de nossas misérias. O título da fita explicita o tema que Lars Von Trier persegue em suas mais diferentes facetas em toda sua obra. O mais difícil é dar-se conta do fim (qualquer um deles) e finalmente aceitá-lo. O desfecho é belíssimo. Para Justine o fim do mundo não é lá grande coisa, seu mundo interior já explodiu e nem o voto de confiança no futuro, seu casamento, deu certo. Von Trier nos afirma com veemência que estamos desamparados no universo. Fique com o trailer.

Stalker - Você pode até não se identificar emocionalmente (como é meu caso por várias vezes) só que racionalmente seus olhos avisam teu cérebro que você está testemunhando um mundo de imagens muito impactantes e construídos com uma força assombrosa. Tudo que o mestre imprime na tela é desolador, quase fantasmagórico, em um p&b severo e deslumbrante. Não tem como não citar os benditos enquadramentos emoldurados espetaculares e as viagens de câmeras lindas e curiosas. As citações bíblicas confirmam que era só uma sensação: o mundo fora da Zona acabou. Portanto, estar na Zona, e principalmente no quarto dos desejos, é um ato de fé e esperança; é um vício para o stalker deixar seu mundo cinza para trás e adentrar as cores da zona mesmo tendo de enfrentar seus infinitos perigos. Esse filme tomou literalmente a vida de Tarkovski e sua equipe. Esse filme merece futuras analises. Tome uma amostra grátis

O-Bi, O-Ba The End of Civilization - Se você tiver vontade de saber sobre a vida atrás da cortina de ferro sugiro esse filme: um mundo cinza, uma burocracia para além dos limítes do compreensível, pobreza e desolação a perder de vista e a velha injustiça social mantido por mãos de ferro de uma elite política. Um mundo pronto a desabar. Soft descobre tardiamente que as estruturas protegendo sua realidade estão ruindo, todos que poderiam prevenir o fim estão perdidos ou desesperados com a situação. Um filme recheado da estética 80's com seus neons e bem ao longe algo que lembra Blade Runner. Somente o final que me decepciona: poético demais para meu gosto. Fique com a amostra grátis





Nenhum comentário:

Postar um comentário