2 de setembro de 2011

A Piada de Mal Gosto

Eu adoro piada besta. O Humor negro/afrodescendente. A careta.  O que ofende as avós. O que ofende a "inteligência" de C.A. A nudez vexatória. O Tapão na cara. O silêncio constrangedor. O palavrão. O besteirol  eu amo. A falta de sentido. A Paródia. A constrangimento. A cara de bobo. O humor da turma do fundão.
Previsível e muito provavelmente sem graça na vida é o que me vier com: "Adoro humor inglês...tipo Monty Python"; "Adoro Peter Sellers"; "Bom mesmo é Jacques Tati"; "hoje em dia é tudo lixo, o mestre é Chaplin". Odeio saudosistas, elitistas e os artisticamente míopes. Esses que não percebem que as plateias contemporâneas desses artistas eram bombardeadas por eles com os mesmos truques que enunciei no parágrafo acima.
Dane-se a sutileza! Morte ao bom gosto! Para o inferno com o refino. Eu quero rir até a barriga doer e não importa o custo.
Vamos ficar com algumas espécimes de filmes ofencivamente engraçados da última década. Enjoy mudafuckaaaaaaaas!!!

Se Beber Não Case - O título brasileiro é ótimo. Três nomes fazem desse filme uma das comédias mais legais dos últimos anos: Zach Galifianakis, Ken Jeong e Ed Helms (com destaque para o senhor Galifianakis).  Talvez só os XY heterossexuais vão enxergar a graça que está, dentre várias outras coisas, na trilha sonora propositalmente brega brega brega que multiplica o risos. Funciona tanto por ser a comédia que liberta, nem que seja por um fim de semana, os escravos do cartão de ponto e da aliança de casamento, para a esbórnia quanto por focar com carinho esse bando de lobos. As meninas ficam um tanto incomodadas por aparecerem no filme como chatas e controladoras (com exceção da prostituta interpretada pela uau Heather Grahan), mas não fiquem assim. Boys just wanna have fun!!!

Zoolander - Porque, afinal, o mundo da moda está ai para ser zoado. Para mim um cult. Will Ferrel nos entrega seu papel mais hilariante como o estilista Jacobim Mugatu. Um besteira deliciosa, sem explicar a piada vamos ficar com as amostras grátis. 

O Virgem de 40 anos - Poucas, pouquíssimas coisas são mais engraçadas, vexatórias e atraentes que a fraternidade masculina. Para mim o grande nome do filme é Romany Malco interpretando Jay, todo mundo queria ter um amigão desses. Na real os três amigos de Andy são ótimos e não me venha com bromance. Amigo de verdade é isso ai, ajuda quando tem de ajudar mas nunca, nunca perde a piada.

Trovão Tropical - Porque, afinal, o mundo do cinema está ai para ser zoado. A abertura com aqueles trailers é espetacular, de chorar de rir. Robert Downey Jr. manda muito bem de ator australiano "negão" que se leva muito a sério como ator (também, após cinco Oscars). Essas "estrelas" mimadas precisam ser purgados de seu gigantes egos. Interessante como os atores estadunidense sabem tirar sarro de sua condição, os atores brazucas precisam aprender isso.

Borat, O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América - Sacha Baron Cohen é um cara de culhões. Há de se ter coragem para exercer o humor. O senhor Cohen é bem valente ao por o dedo nas feridas e literalmente sofre no corpo as consequências de suas gracinhas, é a atuação entregue ao acaso do "mundo real". Borat é um personagem que desperta simpatia por sua ignorância, animação e vontade de conhecer o mundo (ou o US and A). Ele é um anti-Grouxo Marx, no fim das contas um ícone pop. Larry Charles está nos enganando com sua linguagem inovadora de cinema, e como eu adoro. Exagerar ao extremo o esteriótipo ao ponto de cegar os desavisados (ou os completamente burros) é jogada de mestre...pra quem não sofre a pegadinha...Amostras grátis.

Nacho Libre - Essa é uma das minhas comédias preferidas de todos os tempos. Esqueleto é um personagem inesquecível e a seu modo encantador. Ele solta a pérola: "I don't belive in God. I belive in science". O diretor Jared Hess é o rei dos losers e outsiders e nesse filme ele nos entrega sua dramédia de ringue com gags espetaculares. Palmas para Jack Black em sua atuação mais engraçada, na minha opinião.

Na real a maior comédia do Tarantino é o Kill Bill Volume 1.

Minha Vó morre de rir com qualquer piada que tenha seu marido como alvo. 

2 comentários:

  1. O Virgem de 40 anos é hilário, vale a pena dar uma olhada em Ligeiramente Gravidos q tbm é ótimo!! Borat ñ tem explicação, é humor negro na veia! Falando de Se Beber... lembrei de Um Parto de Viagem q é muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Opa, Valeu Silvio. O Ligeiramente eu assisti. Um Parto de Viagem está na minha fila, quem sabe eu posto alguma coisa. valeu. Abraço!

    ResponderExcluir