12 de março de 2011

Jazz in the Movies



Filmes que tratem do Jazz, simples. Por enquanto não me interessam filmes que tenham as trilhas sonoras inundadas por improvisos e blue notes como Ascensor para o Cadafalso. Uma seleção de películas que girem em torno do ritmo musical mais louco do século XX. 
Não vamos entrar na taxonomia do Jazz (se saiu do Ragtime foi para as Big Bands caiu no Bebop e foi parar no Free Jazz), até porque existe uma bibliografia extensa e essencial (começe pela História Social do Jazz de Eric J. Hobsbawm), mas podemos afirmar que foi o ritmo fremente da primeira metade do século XX (a segunda metade foi mais sonolenta e sem rosto).
O Jazz e todo o mundo que ele abarca foi bem pouco explorado pela sétima arte. Convencionou-se a pensar o Jazz como um som refinado e de casas de espetáculos caras. Na real, 99,9% do ritmos musicais que tiveram grande apelo popular no último século sairam dos substratos mais pobres, violentos e formalmente deseducados da sociedade. Estamos falando de homens e mulheres talentosíssimos (ou nem tanto) que só tinham uma porta de escape para suas vidas miseráveis: tirar algumas harmonias loucas e lindas de algum instrumento musical que lhes caíssem nas mãos. Obviamente, o movimento de um ritmo musical sempre caminha dos guetos lutando pela aceitação e finalmente a incorporação, disseminação e pasteurização do estilo. Saí do gueto e acaba por deitar nas salas de estar de bairros nobres da cidade. O Jazz e todas suas variantes couberam como luvas para musicar as mudanças constantes e intermináveis da humanidade no último século.
Particularmente, o Blues está no meu coração, mas o Jazz está em meu cérebro e pulsa. 
Aperte o play e deixe a alma pulsar. 


PS: Não é à toa Louis Armstrong participa de várias produções dessa seleção. Além de ter o sorriso mais largo e contagiante do mundo ele foi o maior artista negro da música. Não sou eu que digo, bem, não sou só eu...


Noite Insana - Othello e Cool Jazz, bela composição. Na Inglaterra o Jazz já chegou hypado (afinal lá é a terra do Hype) e virou o ritmo de pessoas descoladas e arty. Participação tímida de Charles Mingus e Dave Brubeck. Bebop e Cool Jazz para fazer trilha a uma história de ciúmes, intrigas e destemperos.

New York, New York - Um Screwball chatinho chatinho. Talvez o filme mais chato e aborrecido de Scorcese. Mas a Liza Minnelli é sempre uma graça. Interessante observar a decadência das Big Bands e a ascensão do Bebop com seus quintetos e quartetos dos guetos negros de NY para os gostos populares. Cenografia kitsch e cansativa. De Niro se repetindo. Algumas cenas se salvam: o super-close nos olhos de Minnelli e a execução da música tema.

Paris Vive à Noite - Sidney Poitier e Paul Newman, que dupla! Gigantes. Atuações largas e galantes. Paris está de chorar de tão linda nesse filme (atenção para cena panorâmica de nascer do sol sobre a cidade). Paris ensinando o resto do mundo a amar em público. Um filme de elegância e harmonias. Sem esconder conflitos raciais correntes da época e o comum uso de drogas por habitantes da noite. Um filme classudo da primeira a ultima tomada. Imperdível para fãs e não fãs do Jazz.

Melodia Imortal - Olha as perfomances de Tyrone Power ao piano encantam. E as cenas no Central Park tem uma beleza transbordante com ângulos e contra luzes lindos. Claro, um romance casto e comum para média da produção da década de 50. Kim Novack está sempre linda. O pianista Eddy Duchin foi um cara de sorte conquistou seu espaço na música, conquistou grana e conquistou sua amada Marjorie. Mas a vida toma alguns presentes de volta. E nenhum artista é completo sem a melancolia da tragédia. Eddy Duchin, o pianista mais amado da alta sociedade novaiorquina não vai fugir a regra. Um filme de muito bom gosto...e arrastado.

New Orleans - Coisa fina. O maior caldeirão cultural dos EUA que acabou por gerar as bases para todos os grandes ritmos musicais do século XX. O filme é bem feliz em mostrar como a cidade fervilhava em criação musical no começo do século passado: Blues, Jazz, Ragtime, Dixieland, Bourbon; e não deixa de mostrar o conservadorismo boçal da classe branca dona do sul do país tentando impedir a explosão do que viria a ser um legado cultural imortal. Uma produção de época muito esmerada. Uma aula sobre o nascimento do Jazz. E tem o trompete quente de Louis Armstrong e a voz florida e doída Billie Holiday (apesar de papéis secundários a presença desses músicos é magnética).

Música e Lágrimas - As tintas de santidade que pintam Gleen Miller e sua esposa nesse filme não me importam (qualquer leitura de uma boa biografia resolve). Importam as imortais e viciantes músicas que esse homem e sua banda compuseram e que ecoam até hoje como se tivessem nascido no alvorecer da música. Ver o James Stewart na tela é sempre bom, suas interpretações sempre centradas e tranquilizantes nunca cansam. Realmente o terceiro ato é atropelado e muito desinteressante, mas para os fãs do músico é imperdível.   

Bird - De que adianta ao homem ganhar o mundo e nunca conseguir sair do seu próprio labirinto? Charlie Parker construiu o estilo musical que definiu sua geração. Amy Winehouse? Keith Richards? São fichinha em comparação com Charlie Parker. O cara usou de tudo e muito, nem veneno matou ele. Enfim, são insondáveis as almas de anjos caídos. Eles são complicados e vão do céu ao inferno rapidamente e no caminho de um para outro deixam um rastro de belezas. Clint Eastwood fez um filme muito respeitoso ao legado musical e ao desastre na vida pessoal desse gênio da música. Bem ao seu estilo humanista, clássico, um pouquinho contemplativo Eastwood nos faz presenciar a montanha russa de glórias e destemperos de Parker. Atente para a sequência hilariante e um tanto melancólica da turnê pelos estados do sul dos EUA.  


Poxa, mas que o Tarantino podia filmar a vida de Miles Davis ou do John Coltrane podia...


-E você Vó, gosta de Jazz?
-Ma que que é Jazz? Faz ela espalmando as mãos para o céu.
-É aquele som de trompete, de saxofone...
-É!? Ai é bonito, né!? Relaxa a gente...
-Isso é verdade Vó... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário